domingo, 22 de maio de 2011

FILMES SOBRE O NAZISMO

"A QUEDA" tem seu roteiro baseado em relatos de Traudl Junge, secretária pessoal de Hitler, e no livro do escritor Joachin Fest, a maior autoridade mundial em nazismo. O filme mostra as últimas horas de vida do homem que mudou a História para sempre. Fica a dica!!!



Neste filme, Kate Winslet interpreta uma ex-guarda nazista que se mostra incapaz de compreender a dimensão de seus atos. Vale a pena conferir!!!

domingo, 15 de maio de 2011

100 SEGUIDORES!!!


É com muita alegria e satisfação que comunico a marca de cem seguidores do HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, E CULTURA. Agradeço a todos e todas que visitaram nosso blog, que ao longo desses anos sempre buscou a divulgação de uma História crítica, fugindo daquele tradicionalismo de nomes e datas que acabam por matar a História lentamente.
É justo também enviar uma “SAUDAÇÃO ESPECIAL” aos blogs mais próximos, àqueles que sempre nos visitam, os chamados blogs parceiros: SAIBA HISTÓRIA, CHH, GOLIARDOS, REMEXENDO O PASSADO, HISTÓRIA PENSANTE. Sempre por uma História Crítica!!!
Aos que passaram por aqui apenas uma vez, também se sintam abraçados!!!

domingo, 8 de maio de 2011

LATRINA ROMANA: UM LOCAL IDEAL PARA CONSEGUIR UM JANTAR


O vaso sanitário que conhecemos hoje, ligados a uma rede de esgotos, só se tornou popular no século XIX, na Inglaterra. Em Roma, no século 6 A.C, as pessoas se “aliviavam” usando latrinas coletivas que despejava os “materiais indesejados” em locais com água corrente constante até o rio Tiber.
Entretanto, os banheiros romanos estavam longe de oferecer privacidade às pessoas que precisavam se “aliviar”. Sua estrutura era formada por uma fileira de assentos de pedras estrategicamente instaladas sobre canais de água corrente bem como também oferecia esponjas para a limpeza das partes íntimas.
Mas quem pensa que a falta de privacidade dos banheiros públicos romanos incomodava seus moradores, está muito enganado. Pelo contrário, as latrinas públicas eram excelentes pontos de encontro, locais onde as pessoas desenvolviam laços de sociabilidade, algumas até conseguiam convites para um bom jantar como observamos nos versos de Marcial (séc. I):
VACERRA GASTA HORAS EM TODAS AS PRIVADAS
SENTADO O DIA TODO
VACERRA NÃO QUER CAGAR, E SIM JANTAR

Já imaginaram a situação?!

FONTE: AVENTURAS NA HISTÓRIA (EDIÇÃO 93).