sábado, 22 de outubro de 2011

KAMIKAZES


O primeiro kamikaze lançado pelo Japão foi em 21 de outubro de 1944. A idéia foi do contra-almirante Takashiro Ohnishi que chegou a conclusão de que, a melhor maneira de causar danos ao inimigo era usar aviões carregados de explosivos e jogá-los diretamente contra os alvos adversários. As primeiras missões se revelaram um sucesso, mas tinha um preço: A vida do piloto.
A idade dos pilotos variava entre 25 aos 30 anos, mas ao final da 2° Guerra Mundial a responsabilidade recaía sobre os pilotos recém-saídos das escolas de pilotagem. Abaixo do uniforme utilizavam roupas de suicídios rituais. Escreviam cartas e poemas de despedida para as pessoas queridas. Além disso, bebiam uma água numa forma de ritual para buscar a elevação espiritual e subiam em seus “caixões voadores”.
Kamikaze significa “VENTO DIVINO”, evocação de como o Japão se livrou de ser invadido pelos mongóis de Kublai Khan, neto de Gêngis Khan. Esquadras mongóis, em 1274 e 1281, tentaram invadir a ilha em quatro mil barcos. Nas duas ocasiões, uma tormenta destruiu a maioria dos navios.
Ao final da Guerra, os kamikazes provocaram as maiores baixas aos norte-americanos, cerca de 5 mil homens morreram em uma única batalha por causa dos ataques japoneses. Em apenas um dia, 350 kamikazes desabaram sobre navios inimigos, entretanto, não salvou o Japão da derrota no conflito mundial.

FONTE: REVISTA AVENTURAS NA HISTÓRIA. EDIÇÃO 99 – OUTUBRO DE 2011.

domingo, 2 de outubro de 2011

O QUE ACONTECE COM BELÉM NO MÊS DE OUTUBRO?!

No próximo domingo, Belém viverá uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O objetivo deste post não é entrar em nenhum tipo de discussão religiosa, mas apenas fazer uma homenagem aos paraenses que, sem dúvida alguma, nesta data, se comportam de uma maneira especial. Como não tenho palavras para explicar o que acontece em Belém no 2° domingo de outubro, faço uso das imagens, mesmo tendo a certeza que também não serão suficientes:
Trasladação


A Berlinda abençoando a multidão


Mar de gente unido pela fé

Sofrimento? Não, Amor.

Sacrifício? Não, satisfação.

O QUE ACONTECE EM BELÉM NO MÊS DE OUTUBRO?! UM FELIZ CÍRIO A TODOS!!!