sexta-feira, 6 de agosto de 2010

AOS FUTUROS PEDAGOGOS DA TURMA 10 EM MOJU

Durante o período de 19/07/2010 a 24/07/2010 ministramos a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História para o curso de Pedagogia do IFPA no município de Moju. Foi uma semana de muita troca de conhecimento e de muita aprendizagem de ambas as partes (Docente e discentes). Aprendi muito com as diversas experiências de vida que tive contato durante este período e acredito que conseguimos modificar a visão tradicional que nossos “alunos/Professores” tinham da disciplina História no ambiente escolar.
Os filmes, as leituras de textos, os debates (na maioria das vezes “acalorados”), os seminários, as dinâmicas, foram meios utilizados para formarmos uma nova visão da História para os futuros pedagogos da turma 10. Mas, se por um lado orientamos, por outro lado, aprendemos muito: Aprendemos com os professores do multiseriado (Parabéns por superarem as dificuldades que é ensinar para alunos de séries diferentes no mesmo espaço de sala de aula); Aprendemos com a visita à exposição de arqueologia que fazia referência a comunidade Quilombola do município; Aprendemos com expressões no mínimo diferentes como, por exemplo, “fogo na bagaça” (belo momento de descontração da turma); Aprendemos com as experiências profissionais de todos vocês; Aprendemos com suas participações nos debates dos textos trabalhados.
Enfim, esta semana de julho foi um momento muito especial e construímos o processo de ensino-aprendizagem da forma que acreditamos ser a ideal: De forma coletiva e dialogada. Bem, era isso. Desejo aos futuros pedagogos da “turma 10” sucesso em suas trajetórias profissionais e lembrem-se: Não desistam dos sonhos de vocês, pois como na música de encerramento da disciplina “Tudo posso naquele que me fortalece”. FIQUEM COM DEUS!!!!

Um comentário:

  1. Prezado Prof. Leonardo Oliveira

    Estou aqui para parabenizá-lo pelo excelente e produtivo trabalho e também para agradecer a sua visita ao meu blog.

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir