sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A POLÍTICA NO BRASIL IMPÉRIO: LIBERAIS E CONSERVADORES NA DISPUTA PELO PODER.


Basicamente há na historiografia três correntes acerca da relação entre esses dois partidos políticos: Os que negam qualquer diferença entre eles, os que distinguem através da classe social e os que os diferenciam por qualquer outro motivo como, por exemplo, a origem regional.
Entretanto, nosso objetivo aqui não é esse, mas sim demonstrar como esses dois partidos se relacionavam na luta pela disputa do poder. Sabemos que suas idéias e seus embates agitavam a vida em todos os setores da sociedade do Império e que influenciavam intensamente o funcionamento do Estado brasileiro. Suas posições de Governo ou oposição dependiam diretamente da vontade do imperador. Lembremos que no Império e até mesmo nos anos iniciais da República a participação da população na política era reduzidíssima. Liberais e Conservadores estavam longe de representar a opinião pública, logo suas participações no poder governamental dependiam do relacionamento com imperador e dos esquemas de fraudes que predominavam nas eleições políticas. O partido que se encontrasse no poder utilizava-se da máquina do governo para manter tal posição. É claro que esse jogo político dependia exclusivamente de uma única peça: O imperador. Ele foi o responsável pela alternância no poder desses dois partidos durante quase sete décadas de Império. Na verdade, o imperador fazia o papel da opinião pública que naquele momento não existia devido a política ser algo exclusivo de uma pequena parcela da sociedade, a elite. Tanto que o critério não só para votar como também para se candidatar a algum cargo político, era através da renda financeira (censitário). Se quando para chegar ao poder os dois partidos agiam da mesma maneira (ambos praticavam fraudes eleitorais), quando chegavam, então, não era muito diferente. Tanto que se criou uma máxima no Império: “nada mais conservador do que um liberal no poder”. Curiosamente embora historicamente o partido Liberal tenha sido elaborador de reformas, de crítica à realidade do Império, porém, as principais mudanças implantadas durante o Império foram de autoria de ministérios Conservadores. O que também não retira do partido Liberal sua importante função de pressionar para que tais mudanças ocorressem.
A hegemonia desses dois partidos começou a ser abalada por volta da década de 1860 e daí se estendeu até o final do Império. O surgimento do partido Progressista (1864-1868) e mais tarde seu desmembramento com a formação do partido Republicano em 1870 abalou a polarização do poder entre Liberais e Conservadores. Princípios do liberalismo clássico (maior liberdade individual, expansão dos direitos políticos a toda sociedade, reformas sociais) e mais a ocorrência de alguns fatos como a abolição da escravidão, os conflitos com o exército e com a igreja, serviram para minar as bases da Monarquia e ocasionar a queda destes dois partidos. Com a Monarquia extinta em 1889, os partidos Liberal e Conservador deixaram de ter razão para existir haja vista suas convicções monárquicas.

8 comentários:

  1. Olá! Estou passando para retribuir a sua visita ao Saiba História.
    Para você que é amante da história, a minha indicação de hoje é imperdível: "1822
    (Laurentino Gomes), esse livro conta (com muitos detalhes e embasamento em documentos da época) 14 anos da história do Brasil durante o período que ocorreu a independência, mostra como aconteceu e as mudanças que isso gerou, terminando na morte de Dom Pedro I. Em breve eu pretendo comprar!

    Para quem já leu 1808 (como eu) e para quem não leu. Esse livro é leitura obrigatória. Assim como a História deveria também ser obrigatória para todo mundo.

    Abraços e parabéns pelo texto! :)

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a visita Professor Adinalzir e obrigado pela indicação da leitura. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Leonardo,
    Agradeço a presença no espaço "Nós Todos Lemos", especialmente no momento em que discutimos Monteiro Lobato, grande brasileiro nas causas sociais, como bem especificou.
    Muito honrada com tua visita especialmente por se tratar de um conhecedor de História, sonho que guardo a muito. Quem sabe um dia ainda concluo uma faculdade ou especialização em História.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lígia, Monteiro Lobato está presente em muitos fatos históricos importantes de nosso país, logo, participar de seu blog foi um grande prazer. O "História, Educação, e Cultura" agradece sua visita. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Leonardo
    Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação de nossa história, cultura e cotidiano. O pr´prio nome já nos leva à uma visita pelo nosso imenso Brasil e sua história
    Obrigado também po acessar nosso blog e comentários. Abraços e sucesso
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau, sul do nosso Brasil varonil.

    ResponderExcluir
  6. Caro Adalberto, agradeço sua visita ao "História, Educação, e Cultura" e estamos juntos nessa missão de divulgar a História de uma forma atraente e agradável. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Leonardo
    Lhe dou grandes elogios por essa maravilha história que nos compartilha. Todos do Brasil deviam se interessar a ouvir essas histórias do nosso Brasil, e assim ver qual o país verdadeiro que nós vivemos e que deveríamos viver...(A divulgação desse Blog será feita,pelo seu grande desempenho em mostrar nossa história e cultura, logo direi o nome de meu blog, você poderá lá conferir). Grande abraço à um historiador que existe dentro de você, que é você mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço as palavras da turma do Sobreatural. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir