domingo, 12 de dezembro de 2010

"TENHO QUE APRENDER A CONVIVER COM ISSO. PARA ALGUMAS PESSOAS, GERA DESCONFORTO UM JORNALISTA ESCREVER UM LIVRO DE HISTÓRIA QUE VIRA BEST-SELLER".

A frase acima é parte de uma resposta de Laurentino Gomes quando questionado sobre a crítica de historiadores à sua obra “1822”, que inclusive virou um Best-seller.
O presente post pega carona nessa resposta para debater algumas questões polêmicas: A produção historiográfica deve ser exclusiva de historiadores? E você historiador, qual é a sua postura ao ver ou um jornalista, ou um advogado, ou um médico, escrever sobre História?
O autor deste blog tem um posicionamento: Se a pessoa tem competência para escrever sobre a temática pesquisada, que escreva. Entretanto, é compreensível sim que exista uma preocupação sobre a entrada de profissionais de outras áreas produzindo sobre História. Não se trata de simples “dor de cotovelo”, mas de uma preocupação legítima em resguardar nossa função e nossa área de atuação perante a sociedade.
Gosto muito de debater sobre leis, mas isso não faz de mim um advogado. Não estou criticando o sucesso de “1822” e nem seu autor, pois acredito que seja um jornalista muito competente. A vendagem de seu livro prova isso. O que defendo aqui é uma postura mais ativa dos profissionais de História para legitimarem suas atividades frente à sociedade. Ainda mais agora que nossa regulamentação profissional está tão próxima.

9 comentários:

  1. Olá, Prof. Leonardo
    Concordo plenamente com você, os profissionais de História precisam ter mais iniciativa. Acredito até que depois dessa regulamentação, essa farra deverá acabar. A História tem que ser escrita pelos historiadores!
    Meus parabéns pelo novo visual e ótimo conteúdo!
    Abraços, :)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Adinalzir, acredito que nós, profissionais da área, devemos lutar sim por nossos espaços. Se amanhã resolver entrar em um tribunal e atuar como advogado, tenho certeza que no outro dia a OAB estará fiscalizando para que tal fato não ocorra novamente. Ora, assim deve ser com a História. Chega de advogados como professores de história, Chega de economistas ensinando História, enfim, chega de profissionais de outras áreas ocupando um espaço que deveria ser nosso. Mais uma vez, não se trata de "dor de cotovelo", mas sim de lutar por um espaço que é nosso. Se a História, como área do conhecimento, tem suas teorias e metodologias, nada mais justo do que um historiador, conhecedor das especificidades da área, cuide da produção historiográfica.

    ResponderExcluir
  3. Olá leo,
    Concordo contigo um dos maiores problemas da historiografia atual são os jornalista fazendo trabalho de historiador.
    A proposito coloquei um link para seu blog no construindo História Hoje, ainda não tinha tido essa idéia de troca de link, mas se quiser colocar um link para o Construindo História Hoje agradeço e mesmo ser for o contrario continuarei divulgando o seu trabalho, pois deve se dar honra para quem merece honra e seu trabalho é muito bom irmão.
    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  4. Leandro agradeço sua visita e sua admiração ao trabalho do "História, Educação, e Cultura". Sobre a troca de links, será muito legal essa interação com o "CHH". Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Professor Leo! Avante História por Historiadores.................

    ResponderExcluir
  6. Olá prof. Leonardo, estou passando para desejar boas vindas ao nosso blog.
    Parabéns pelo seu trabalho a favor da História!
    Sucesso...

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Josú, espero que nossos blogs comecem um processo de interação em nome nome do conehecimento, da arte, e da cultura como um todo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo, estou torcendo pela regulamntação de vocês. Com os jornalistas fizeram tudo para menosprezar aqueles que têm um diploma lutaram pela profisão.
    Um grande abraço e um luminoso Natal!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Expedito, agradeço pela visita e por sua participação no "História, Educação, e Cultura".

    ResponderExcluir