domingo, 16 de janeiro de 2011

A BUSCA POR UMA SOCIEDADE CIVILIZADA E MODERNA: A "CONTRIBUIÇÃO" DA TUBERCULOSE PARA O EMBRANQUECIMENTO DA NAÇÃO.


Na virada do século XIX para o XX, a capital federal de então, Rio de Janeiro, vivia constantemente assolada por epidemias de doenças como tuberculose, a febre amarela, e a varíola , sendo que, a vacina obrigatória desta última acabou provocando um dos maiores conflitos entre a medicina oficial e a medicina popular da história de nosso país: A Revolta da Vacina, em 1904.
Entretanto, o objetivo deste post não é relatar a Revolta da Vacina, mas sim compreender de que maneira as políticas públicas de combate a determinadas doenças podem se relacionar ao projeto de construção de uma sociedade.. Diante disto, e do contexto histórico aqui estudado, lanço a seguinte pergunta: Por que as autoridades públicas da então capital federal Rio de Janeiro direcionaram seus esforços ao combate da febre amarela em detrimento de uma ação de combate à Tuberculose?
Devemos relacionar as ações públicas de saúde à um projeto de sociedade muito defendido entre nossas autoridades na virada do XIX para o XX: A civilização e a modernização de nossa população. Para isto, era fundamental que nosso país passasse por um processo de embranquecimento para alcançar o padrão europeu de civilidade e evolução. E qual relação essa ideologia de modernização da sociedade, predominante no final do séc. XIX para o XX, tem com as políticas públicas voltadas para área da saúde?
Se pegarmos a historiografia que a borda esta temática veremos que, por exemplo, a febre amarela ganhou uma especial atenção de nossas autoridade públicas em detrimento do combate à tuberculose. Por que isto?
Uma das possibilidades de repostas está na relação que tais políticas possuem com o projeto de implantação de um modelo de sociedade. Como a febre amarela atingia em maior quantidade imigrantes que chegavam ao país como italianos e alemães, tal doença precisava ser controlada, pois o Brasil precisava naquele momento do imigrante branco para concretizar o projeto de clareamento de seu povo para assim chegar à tão sonhada civilização.
E a tuberculose? Por que não foi alvo de tanta preocupação? Ora, a tuberculose surgia em locais de aglomerações populares, característica de moradias como os cortiços, que também tinha como grande parte de seus moradores os grupos indesejados para compor a sociedade (pessoas pobres, sem emprego, e na sua maioria constituídos por negros). De acordo com a ideologia de nossas autoridades públicas, que buscavam embranquecer a população a qualquer custo, a tuberculose, de certa maneira, até contribuía para o projeto de civilização que o Brasil tanto almejava uma vez que atingia, principalmente, grupos considerados indesejados para compor a sociedade brasileira.
Portanto, este post buscou relacionar o projeto de sociedade às ações de políticas públicas voltadas para saúde na então capital federal Rio de Janeiro na virada do séc. XIX para o XX.

10 comentários:

  1. Está se vendo que naquele momento, o que estava em jogo eram os interesses políticos e econômicos e não a vida das pessoas. O problema é que esse tipo de procedimento por parte do poder público, continua até os nossos dias.
    Um grande abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor adinalzir, agradeço sua contribuição ao "História, Educação, e Cultural". Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fato muito importante de ser recordado e reanalisado. O preconceito é algo evidente na história do nosso país e esteve presente em diversos acontecimentos, mas graças a Deus hoje o nosso povo é, de modo geral, tolerante e reconhecido como acolhedor. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo, fato marcante é muito importante para nossa história, pois deve ser lembrado constantemente para manter sempre a história viva sem edição.
    Valeu,
    Leandro

    ResponderExcluir
  5. Professor Josimar, agradeço pela participação. Vivemos esse mito da democracia racial. Mas será que é isso mesmo?!. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Um grande abraço ao "Construindo História Hoje". Sempre por uma história Crítica!!!

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, para mim, usarmos a palavra MODERNIDADE significa que estamos afirmando que em outros temos não existiam coisas modernas e isso não é verdade. Sempre, cada tempo, teve sua modernidade.
    O que posta aqui é bem verdade, foi um divisor de águas à civilização sim,pois a partir daí muitos avanços ocorreram.
    Seu blog é muito bom e tem um conteúdo relevante.
    Virei mais vezes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Malu, expressões como "Modernidade", "Civilização", "Progresso", eram muito comuns nos discursos de nossas autoridades públicas brasileiras no final do séc. XIX para o XX. Apenas por isso destaquei o uso delas. Agora, mudando de conversa, queria agradecer sua participação e contribuição ao "História, Educação, e Cultura". Espero que nossos blogs continuem nesta interatividade. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá Leornardo,

    Gostei muito do seu blog. Achei muito interessante a questão que nos propõe a pensar a respeito da tuberculose e o embranquecimento da nação.
    Parabéns pelo post. Vou colocar o endereço do seu blog como uma das recomendações de links para serem visitados.


    Abraços,
    Pamella

    ResponderExcluir
  10. Oi Pamella, agradeço pela visita ao "História, Educação, e Cultura". Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir