domingo, 3 de abril de 2011

"Eu queria muito tocar no Amazonas. Imagina você tocar no meio do mato. Não sei como é o público de lá, não sei nem se tem gente, civilização".


O título deste post faz parte da resposta de Thomas, baterista da banda restart, quando perguntado sobre aonde o grupo gostaria de se apresentar. Se fosse há alguns anos atrás, certamente minha resposta a este episódio seria agressiva e potencializada por um regionalismo nortista exacerbado. Entretanto, prefiro substituir esta reação agressiva por uma reação pautada em algumas considerações históricas:
É fato que a região norte ainda é representada no pensamento da maioria das pessoas da região sul e sudeste como um lugar de natureza exuberante e até selvagem, com jacarés dividindo espaço com as pessoas nas ruas, e índios, muitos índios em tudo que é parte (particularmente lamento que não existam mais índios em minha cidade, pois é um povo nobre). Mas não devemos ser rígidos com Thomas (baterista da tal banda) e nem com as pessoas que ainda pensam assim, pois a falta de inteligência desses indivíduos tem suas raízes lá no processo de formação histórica de nosso país.
É só lembrarmos que nossa Independência política (o famoso 7 de setembro) provocou reações diversas nas províncias brasileiras. Enquanto Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais se beneficiaram com a separação política de Portugal, outras províncias como o Grão-Pará, Pernambuco e Bahia, por exemplo, viam o fato histórico com olhares não tão positivos para a economia de suas regiões. O que estou querendo dizer é que, as diferenças regionais do Brasil, não nasceram hoje, mas sim tem origem lá no início de nosso processo de formação histórica.
Para finalizar, não quero aqui gerar nenhuma forma de xenofobia para com o sul e sudeste do país ( regiões encantadoras), bem como também sou consciente que existem pessoas (os seguidores deste blog, por exemplo) destas mesmas regiões que não compactuam com a declaração lamentável do baterista da banda.
Enfim, por ser um tema delicado, prefiro ficar por aqui. Apenas uma observação: Quem viu o engajado rock nacional dos anos 80 lamenta que bandas como restart estejam no cenário nacional influenciando a forma de pensar de nossa juventude.

10 comentários:

  1. Leo, também sou do norte e sabemos exatamente a visão (de uma maioria) com relação a nossa região.
    Gostei do seu post. Sábias palavras! Penso que o processo de mudança na mentalidade dos brasileiros sul/sudeste deveria começar nas escolas, mas infelizmente professores com quem convivi nestas mesmas regiões também pensam de forma semelhante à fala do baterista citado.

    As redes de TV quando mostram o norte do país, geralmente, projetam florestas densas ou rebeliões (como houve recentemente em Porto Velho-RO).
    Tenho esperança de um dia sermos também vistos como parte do Brasil.
    Talvez um dia!
    : )
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Obrigado por deixar sua opinião sobre este tema que é bastante delicado. Acredito que nossas diferenças regionais é resultado do processo de constituição de um país em que, primeiro se formou o Brasil, para depois se formarem os brasileiros. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Poxa!... Não consigo tecer nenhum comentário no momento, a não ser uma folgada, sínica e estridente gargalhada sobre os dizeres desse rapaz...
    Faz jus ao estilo que toca (desculpem minha arrogância e falta de sensibilidade para com a banda de adolescentes)
    Espero que deixe um dia de tocar, e começe a ler alguma coisa nas horas vagas; ao menos um gibi da mônica, acho que resolveria. Talvez na revistinha em quadrinhos,não se cometa tal absurdo cometido pelos "coloridinhos" do rock.
    Para os fans da banda, espero que leiam mais e escutem menos - principalmente se for as canções da supra dita banda (que grosseria da minha parte...perdão, não pude me conter...rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Fale, Maurel! valeu pela participação. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. é meu amigo
    viva a cultura de massa que sempre privilegiará as particularidades, e sempre em detrimento aos lugares longínquos, ou as minorias .
    vc é realmente um grande articulista
    grande abraço
    james barras

    ResponderExcluir
  6. Fale seu James. Valeu pela visita. Saudações bicolores (he he)!!!

    ResponderExcluir
  7. Entrei hoje pela primeira vez aqui e li e adorei o que tu escreveu. Li no jormal e vim correndo para o google ver se tinha alguma notícia sobre isso. Meu Deus! Sou mineira e meu sonho é conhecer o Amazonas! Lindo estado! Vejo sempre através de fotos, vídeos, mas ainda não tive oportunidade de conher. Agora, uma banda, que pretende vir ao Brasil, mais precisamente no amazonas, não saber nem do Teato Amazonas? Essa coisa maravilhosa que o Brasil tem? Ah! Tenha dó! Também os brasileiros têm multa culpa nisso! Bajulam demais os de fora e sempre estão levando! Agora,isso vindo de uma banda como essa... Quem é restart??? Faz me rir!!! Beijinhos no coração, amigo. Marcya

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcya! Primeiro gostaria de agradecer pela tua visita. Venha sempre comentar as postagens. Sobre a banda, só para esclarecer, ela é brasileira. Mas concordo com seu questionamento: "Quem é restart?" Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Realmente foi um comentário infeliz de mais um brasileiro que não tem conhecimento sobre o seu próprio país. Entretanto, gostaria de chamar a atenção não para palavras, mas para as atitudes tomadas por nossos governantes que causam mais efeitos negativos e que não são refletidas com tanto "entusiasmo" por parte de nossa sociedade. Acorda Brasil!
    Gostei do blog, parabéns.
    Johnny Cunha

    ResponderExcluir
  10. Ações irresponsáveis devem ser objetos de reflexões, sejam elas de pessoas comuns ou pessoas públicas. Afinal de contas, o que adiantaria uma sociedade com gestores exemplares, mas com uma população ignorante. Um forte abraço, Johnny!

    ResponderExcluir