sábado, 13 de agosto de 2011

O QUE HOUVE COM A REVOLUÇÃO EM CUBA?!

O Parlamento de Cuba (imagem acima) deu luz verde nesta segunda-feira a um plano de reformas econômicas que deve trazer mudanças importantes ao modelo comunista vigente no país. Entre as medidas está a comercialização de moradias, o que significa a volta da propriedade privada à ilha. A reforma foi aprovada pela Assembleia Nacional do Poder Popular, cuja sessão foi aberta pelo presidente Raúl Castro.
Castro vem defendendo reformas que possibilitem a criação de um mercado livre limitado desde que recebeu o poder das mãos do irmão, Fidel, em 2008. Com a aprovação do plano, os cubanos vão poder, pela primeira vez em 50 anos, comprar propriedades. A escassez de habitações é um dos grandes problemas da ilha, já que apenas a troca de casas é permitida (sem uso de dinheiro), o que provocou a criação de um mercado negro para a aquisição de moradias.
A compra de mais de um automóvel também será permitida. Ainda é prevista a eliminação de um milhão de empregos no setor público. Viagens ao exterior também serão facilitadas, assim como será autorizada a abertura de pequenos negócios.
O pacote com 313 medidas foi desenhado em abril deste ano, durante o Congresso do Partido Comunista.
Comunismo
Durante a sessão no Parlamento, o deputado José Luiz Toledo Santander, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, ressaltou que, apesar da reforma, a Constituição de Cuba reconhece que o Partido Comunista "é a força dirigente superior da sociedade e do Estado", segundo o jornal Juventud Rebelde.
As mudanças ficam a cargo da Comissão de Implementação, que segundo o jornal irá definir, de maneira concreta, "o conceito de elementos teóricos do modelo cubano que se atualiza e propor normas jurídicas". A comissão tem ainda a missão de implementar um novo modelo de gestão nas empresas estatais de Cuba.

FICA A PERGUNTA: O QUE HOUVE COM A REVOLUÇÃO EM CUBA?!


FONTE: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5274727-EI8140,00-Cuba+aprova+reformas+que+permitem+propriedade+privada.html

6 comentários:

  1. Olá amigo! Olha eu por aqui!
    Essa é uma tentativa desesperada para salvar o socialismo cubano. O regime cubano precisa aprender que o mundo mudou. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Prof. Adinalzir. Mas olhando os destinos dos países que optaram pelo Socialismo, reproduzo aqui uma discussão polêmica presente no livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" de Leandro Narloch: Será que o Golpe Militar no Brasil não salvou o país de um destino semelhante à URSS E à Cuba? Fica o questionamento baseado na obra citada acima.

    ResponderExcluir
  3. Ela estagnou e perdeu o real objetivo de quando nasceu.
    Muitas coisas foram perdidas ao andar da carruagem.
    O mundo evolui, a fila anda, mas CUBA parou.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olha eu passando para dizer que o regime cubano envelheceu. Precisa se modernizar. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Professor Adinalzir pela nova visita. Abraços!!

    ResponderExcluir