domingo, 15 de agosto de 2010

“COMUNIDADES DE PRÁTICA” E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


Dentre os vários conceitos pesquisados destaco aqui o de McDermott quando define comunidades de prática como “Agrupamento de pessoas que compartilham e aprendem uns com os outros por contato físico ou virtual, com um objetivo ou necessidade de resolver problemas, trocar experiências, desvelamentos, modelos padrões ou construídos, técnicas ou metodologias, tudo isso com previsão de considerar as melhores práticas”. (McDERMOTT, 2000). Quando McDermott desenvolve seu conceito ele faz referências a dois aspectos fundamentais para o sucesso da EAD: O primeiro é o fato de aprendermos uns com os outros quebrando com a estrutura tradicional do processo ensino-aprendizagem onde o professor é o dono absoluto do conhecimento e o aluno um mero receptor de informações. O outro aspecto diz respeito ao encontro virtual, meio pelo qual a EAD se desenvolve e se consolida cada vez mais como um processo educacional eficaz e de confiança para a sociedade brasileira.
Ao entrar em contato com o texto da autora Neli Maria Mengalli sobre Comunidades de Prática notamos que os diversos conceitos explorados no texto trazem em sua essência uma íntima relação com a realidade da Educação à Distância. Valores como a iniciativa própria, vontade de aprender, produção de conhecimento, socialização das produções, e auto-organização, se tornam uma constante no processo de ensino-aprendizagem dentro da Educação à Distância.
Segundo Etienne Wenger Comunidades de práticas são “comunidades que reunem pessoas unidas informalmente – com responsabilidades no processo – por interesses comuns no aprendizado e principalmente na aplicação prática do aprendido”. Se notarmos, a iniciativa de se reunir por interesse comum no aprendizado é uma ação necessária para que a Educação à Distância tenha êxito como processo educacional. Wenger ainda afirma que essas comunidades são constituídas por pessoas que aprendem, constroem e fazem a gestão do conhecimento.
Portanto, ao trabalharmos os diversos conceitos de Comunidades de Prática notamos que características fundamentais para que essas comunidades funcionem com sucesso também são fundamentais para que a EAD se consolide cada vez mais como uma alternativa concreta de Educação no cenário brasileiro.

4 comentários:

  1. É isso aí, a Educação a Distância veio para ficar. Eu mesmo estou fazendo um curso muito bom sobre Mídias na Educação. Valeu pelo post. Agradeço a sua visita ao meu blog.

    Abraços! :-)

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  2. Prezado Professor Adinalzir, entrei em contato com a EAD em 2009 e desde então passei a ter grande interesse por esta modalidade de Educação. Seria muito legal se vc produzisse um post sobre o curso citado. Fiquei muito curioso e só pelo nome "mídias na Educação" deve ser muito interessante. Obrigado pela visita e é isso mesmo: A EAD VEIO PARA FICAR!!!

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  3. Olá... muito interessante seu blog, seu trabalho! Já estou seguindo! :)

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  4. Olá Lícia!!! Fico grato pela sua visita!!!

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