terça-feira, 31 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL


Assim como a EJA, a Educação Profissional no Brasil possui suas particularidades e especificidades que fazem com que esta modalidade de Educação necessite de uma maneira muito singular para sua condução e seu desenvolvimento. Tratar a Educação Profissional para além da perspectiva oficial e hegemônica é falar necessariamente dos atores sociais historicamente envolvidos em sua trajetória, os “desprovidos de riquezas”. Para isto é necessário retroceder a umas questões centrais nesta discussão: Nossa Educação Básica visa formar o cidadão ou a inserção do homem no mercado de trabalho?
Fazemos referências ao questionamento acima, pois entendemos que esta dualidade permeou a condução da trajetória tanto da Educação Profissional como da Educação básica. Até final do séc. XX cristalizou-se a idéia de que a Educação Profissional era destinada aos filhos das classes sociais menos favorecidas enquanto que o ensino Superior seria freqüentado pelos filhos das elites dirigentes deste país.
Este dualismo da Educação brasileira vai sofrer a primeira alteração no contexto do “milagre econômico” (1968 a 1973) quando a formação profissional passa a ocupar um papel fundamental no campo das mediações das práticas educativas no sentido de atender as exigências do sistema capitalista. É neste momento que se regulamenta a Profissão de técnico de Nível Médio.
Na verdade, o momento acima citado foi uma resposta que o Estado deu à sociedade uma vez que os filhos das classes sociais “desprovidas de sorte” começaram a pressionar para obter seu acesso no ensino superior. Ou seja, o Estado respondeu à mobilização de personagens sociais que atuam para além das dimensões escolares.
Essa ambigüidade da Educação brasileira que iniciou lá no período Colonial e sobreviveu até o final do séc. XX iniciou uma tentativa de mudança de enfoque da Educação Profissional quando surgiu a atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que buscava agora não só a preparação do educando para o mercado de trabalho, mas também a formação do homem cidadão capaz de compreender a realidade social que o rodeia.
Esse novo enfoque para a Educação Profissional produzido pela atual LDB torna o educando não um mero executador de tarefas rotineiras e burocráticas, mas sim um conhecedor do processo produtivo e social o qual está inserido. Ele não vai apenas aprender a fazer, mas vai saber por que está fazendo dessa forma e não de outra.
Portanto, ao fazer o resgate da trajetória da Educação Profissional no Brasil não podemos deixar de mencionar a participação de atores sociais cujo campo de atuação se dá fora dos espaços formais de constituição das idéias dominantes. A participação desses personagens sejam eles sindicatos, associações comunitárias, ou movimentos sociais, acabam por influenciar direta ou indiretamente os meios oficiais e legais responsáveis pela condução e gerenciamento da Educação Profissional no Brasil.

O texto acima faz parte do 1° capítulo do meu artigo "UM ESTUDO ACERCA DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO PROEJA-IFPA" produzido para a obtenção do título de Especialista em Educação Proeja.

6 comentários:

  1. Leonardo
    Parabéns pelo seu trabalho em pról de nossa vasta cultura brasileira.
    Um abraço a todo pessoal do nosso querido Prá.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Adalberto, o "História, Educação, e Cultura" agradece sua visita e deseja um sucesso ainda maior em suas postagens. Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu prezado amigo

    Estou aqui para agradecer a sua visita ao Saiba História e parabenizá-lo pelo excelente artigo.

    Um abraço a todos os paraenses! :-)

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a visita Professor Adinalzir. O "História, Educação, e Cultura" está sempre de porta aberta para suas participações. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, parabéns pelo blog, está muito legal... adorei as postagens.
    Um forte abraço!
    Leonisse Pereira

    ResponderExcluir
  6. Fale Léo!!! Te agradeço pela força e vê se dá notícias de vez em quando. Abração!!!

    ResponderExcluir