sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SUGESTÕES PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM COM HISTÓRIA ANTIGA: ROMA





Esta minissérie fornece ao professor de História a possibilidade de trabalhar temáticas como militarização, política, sexualidade, e religiosidade na sociedade romana na transição da República para o Império. Esta milionária produção da HBO/BBC se divide em duas temporadas que nos proporciona informações valiosas a respeito do funcionamento da sociedade romana bem como nos permite conhecer as trajetórias de vida de personagens históricos conhecidos de nossas aulas e pesquisas como Júlio César, Pompeu, Marco Antônio, Brutus, Cleópatra, Otávio, dentre outros.
Enfim, ROMA além de ser uma bela opção de programa cultural também se torna um poderoso recurso didático nas aulas de História. Eu recomendo !!!

9 comentários:

  1. Esta série parece ser mesmo muito interessante, mas em Minas Gerais somos praticamente proibidos de trabalhar História Antiga e Medieval, para que seja possível seguir o CBC da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo do "História Pensante", mesmo que você não possa trabalhar história antiga em sala de aula, procure esta série para assistir porque realmente vale a pena. Agradeço sua visita ao blog e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo,
    gostamos da sua iniciativa e do seu blog. Parabéns é excelente!
    Já estamos seguindo ele..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Por outro Lado, ainda não conhecemos esta série sobre Roma. Vamos procurar ela e tentar trabalhar com nossos alunos. Obrigado pela dica.

    Parabéns mais uma vez.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Prezados amigos do "Goliardos", fico feliz com a visita e espero que voltem sempre. Sobre a série ROMA, assistam porque vale a pena. Mais uma vez agradeço a participação de vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma ótima dica! Eu já assisti e também recomendo. Agradeço a sua visita ao meu blog.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prof. Adinalzir, agradeço também a visita ao "História, Educação, e Cultura". Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Bastante oportuna sua indicação. Obrigado pelo comentário em meu blog e por segui-lo. Certamente é uma satisfação muito grande para mim. Parabéns pelas suas postagens e sucesso a você. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Prezado Josimar, também agradeço a visita ao "História, Educação, e Cultura". É sempre bom conhecer outros militantes da História. Abraços e volte sempre!!!

    ResponderExcluir