domingo, 19 de dezembro de 2010

A REPRESENTAÇÃO CRISTÃ DE TIRADENTES: DE TRAIDOR NO BRASIL COLÔNIA A HERÓI NACIONAL REPUBLICANO.


A figura de Joaquim José da Silva Xavier, o “TIRADENTES”, é uma presença marcante nas aulas de história das séries da Educação Básica. O curioso é que, em um primeiro momento, ele é apresentado como traidor por sua participação na Inconfidência Mineira (1789), sendo inclusive condenado à morte por crime de “lesa-majestade”, e, em um segundo momento, ele é apresentado como herói nacional de nossa República instaurada em 1889. Mas, afinal de contas, como esse personagem, num espaço de 100 anos (1789-1889), vai de traidor a herói nacional, ganhando inclusive representações semelhantes à de Cristo?
A resposta para a pergunta acima deve ser formulada a partir do contexto histórico da Proclamação da República (1889). Quando nosso regime republicano foi instaurado não gozava de simpatia popular. Lembremos aqui que, o golpe republicano foi coordenado por parte de uma facção militar (MOCIDADE MILITAR), contando também com a participação de alguns republicanos civis, mas tudo muito longe de uma participação popular ativa. Murilo de Carvalho chegou a dizer que o povo assistiu a tudo “bestializados”. Somado a isso, o processo de secularização do Estado (separação entre Estado e Igreja) também contribuiu para que a República não conquistasse a simpatia popular. Logo, o regime que chegou ao poder em 1889 tinha uma difícil tarefa: Conquistar o apoio popular.
É nesse contexto que surge a figura heróica e messiânica de Tirandentes. Nossas autoridades republicanas aproveitaram o histórico de vida do nosso personagem, principalmente sua participação na Inconfidência Mineira (só para lembrar que este movimento buscava instaurar uma República independente de Portugal) para torná-lo o grande herói da Pátria que conhecemos hoje. Mas qual foi a estratégia que nossos republicanos utilizaram para transformá-lo em herói?
Ora, em um país de esmagadora maioria cristã como o nosso, qual a grande figura que se destaca quando falamos em justiça, salvação e libertação? Jesus Cristo. Pois ai está a estratégia republicana para tornar Tiradentes o grande herói nacional que conhecemos hoje. Como fizeram isso? Através de representações simbólicas: Tiradentes que provavelmente nunca teve barba, agora apresentava longas barbas. Também adicionaram um camisolão que o mesmo utilizava um pouco antes de sua execução. E assim, semelhante a Cristo, nascia nosso novo herói republicano nacional.

8 comentários:

  1. Aí está um bom exemplo da manipulação política na História. Que Deus salve os historiadores para que eles não caiam nas tramas dos políticos.
    Um ótimo Natal e um feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Suas postagens como sempre muito boas e relevantes! Aproveito para desejar que a magia da noite de Natal transforme todos os seus sonhos em realidade. Feliz Natal e que estejamos juntos mais uma vez em 2011!
    Um grande abraço! :)

    ResponderExcluir
  3. Agradeço sua participação Prof. Adinalzir!! Um feliz Natal e um excelente 2011 para você também. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal!!!
    Tudo de melhor que houver nesta vida para vc.
    Um abraço.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra, agradeço a visita e aproveito para desejar a você e sua família um 2011 cheio de saúde e conquistas. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Leo,

    Belíssimo artigo acerca da representação cristã de Tiradentes. Gostei tanto que postei no meu informativo (amantesdeclio.blogspot.com). Sou graduado em História pela UERN, onde leciono na Escola Municipal Genildo Miranda/Mossoró-RN.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor José Lima, agradeço suas palavras e fico honrado com a divulgação de um post do "HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, E CULTURA" em seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Tiradentes sem dúvida foi um exemplo de liberdade, amor ao próximo e serenidade, chamou a responsabilidade somente pra si para salvar os demais e a partir daí conseguiu com sua morte plantar uma semente na cabeça de cada brasileiro de justiça, liberdade e progresso. Talvez seja o personagem mais importante de nossa história

    ResponderExcluir